O produto electrónico mais amigo do ambiente é um monitor da "Asus", produto que obteve a melhor classificação no estudo da Greenpeace, que avaliou ambientalmente 18 artigos dos principais fabricantes mundiais.
"A Greenpeace congratula a indústria electrónica pelos progressos alcançados em muitos dos desafios que enfrentou, mas o estudo demonstra também que a indústria não terminou ainda a busca por soluções verdes", escreve o grupo ambientalista no relatório "Toward Green Electronics".
O convite foi endereçado a 21 companhias para que submetessem à avaliação ambientalista os produtos mais premiados em termos de responsabilidade ambiental, mas apenas 18 aceitaram o desafio.
A Greenpeace analisou artigos de seis categorias: computadores de secretária, portáteis, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e telemóveis.
A Acer, Asus, Dell, HP, LG, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Sony e Toshiba responderam afirmativamente ao desafio, recusado pela Apple e pela Philips. A Greenpeace inclui, ainda assim, um artigo de cada um destes fabricantes no estudo.
A opção por materiais não tóxicos durante a fabricação, o menor consumo energético e a duração do ciclo de vida de cada um dos 18 artigos foram alguns dos parâmetros testados pela Greenpeace, que admite haver progressos notáveis nestas áreas.


Sem comentários:
Enviar um comentário